terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Juliana Christmann responde

Juliana Christmann egressa do curso de Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas se graduou no segundo semestre de 2006 na Ulbra Canoas.

Atualmente, desenvolve suas atividades como profissional em Relações Publicas na STE – Serviços Técnicos de Engenharia, como Integrante da Assessoria de Comunicação da Gestão Ambiental da BR-448, sua atividade atual.

Já atuou na Coordenação de Planejamento e Produção na Mega Painéis Comunicação Visual e na Coordenação do Projeto Vida Urgente no Palco na Fundação Thiago de Moraes Gonzaga.


1- Não sou do curso nem aluno, mas tenho uma curiosidade: Como  um profissional da área lida com a tendência de as pessoas confundirem os profissionais de outros cursos como Marketing e/ou Administração? Eu sinceramente não sabia o que fazia um profissional da área. Algum dos palestrantes já foi questionado sobre isso?
(Pablo Stockel)

É uma situação bastante comum que a nossa área seja confundida com as outras habilitações da comunicação, mas eu particularmente não me importo de ter que explicar quando questionada. Desde que tenhamos a chance de atuarmos e demonstrar o nosso trabalho e fazer com que valorizem o diferencial das ações planejadas de comunicação dentro da empresa.

2- Como as tecnologias podem ajudar um RP? Quais os pontos positivos e negativos do trabalho de um RP?
(Fabrício da Silva)

Todas as ferramentas são bem vindas, elas nos possibilitam atingir cada vez mais os públicos segmentados e implementar as ações de RP dentro das organizações. O ponto negativo que vejo é ainda outras áreas dominando o nosso campo de atuação.


3- Como vocês lidam com as diferentes gerações "os baby boomers" e geração Y, visto que vocês são de uma geração denominada X, uma geração mais tranquila em relação a Y, que é uma geração inquieta, com explosão de ideias, as vezes com muita pressa?
(Fernando Machado)

De acordo com as definições das gerações sou Y, mas hoje já controlo mais a minha ansiedade. O mercado de trabalho faz com que tenhamos o jogo de cintura necessário para convivermos com as diferentes gerações, acho essa troca de experiências extremamente necessária e produtiva.

Link com as definições das gerações: http://migre.me/2PG8V

4- No ponto de vista de vocês, o estágio foi o mais importante para seu crescimento profissional?

Na minha formação profissional os estágios foram fundamentais para minha atuação depois de formada, apostei em estágios específicos na área de RP e não me arrependo. Os estágios me tornaram uma profissional segura e capaz de desenvolver as atividades da área mesmo quando recém formada.


5- Gostaria de saber dos colegas de profissão se eles trabalham embasados em planejamento ou não, se eles mesmos elaboram e em caso positivo se estes são focados em RP, marketing ou como denominam dentro de cada empresa?
(Liliane)

O trabalho que desenvolvemos na STE é embasado em um planejamento de comunicação com foco em RP, todos os objetivos, ações e prazos devem seguir o que está previsto nele.


6- Caso alguns dos painelistas tenha tido dúvida entre Jornalismo, PP e RP, porque acabou se decidindo pelas Relações Publicas?

Decidi fazer comunicação muito nova, pesquisei no Ensino Médio a áreas de atuação e escolhi RP porque me pareceu mais completa que as outras.

9- Quais talentos o profissional de RP deve desenvolver para se destacar no mercado atual?

Dinamismo, persistência e versatilidade.


10- Tendo em vista o crecimento da classe C no Brasil oriunda da classe D na qual muitas estão tendo acesso pela primeira vez a novas tecnologias, qual o conselho para os futuros profissionais direcionar ações para esse público em potencial?
(Alexandre Hernandez)

Conhecer seus anseios, pontos fortes e fracos deste segmento e definir o posicionamento estratégico que irá adotar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário