terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Robson Lhul responde

Robson Lhul é egresso do curso de Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas, se graduou no segundo semestre de 2004 pela Ulbra Canoas.
Atualmente é Assessor de Comunicação e Marketing da Maxitex Ind. Têxtil, Assessor de Comunicação da Câmara de Vereadores de Gravataí e Professor da Ftec – Faculdade de Tecnologia.

1- Não sou do curso nem aluno, mas tenho uma curiosidade: Como  um profissional da área lida com a tendência de as pessoas confundirem os profissionais de outros cursos como Marketing e/ou Administração? Eu sinceramente não sabia o que fazia um profissional da área. Algum dos palestrantes já foi questionado sobre isso?
(Pablo Stockel)

O mercado te exige eficiência e tu como profissional tens que estar absolutamente ciente de teu foco, de tuas ações e de tua obrigações como profissional, mas também tens que saber que precisa aprender demais ações de outras áreas, pois nem sempre terás a tua disposição profissionais das demais áreas. Desta forma, sempre friso as funções do relações públicas (planejamento em comunicação institucional, pesquisa, desenvolvimento de ações, construção de projetos e programas, construção de diagnósticos, prognósticos...num trabalho conjunto com as demais áreas da comunicação e também do marketing, inclusive social).



2- Como as tecnologias podem ajudar um RP? Quais os pontos positivos e negativos do trabalho de um RP?
(Fabrício da Silva)

O profissional de Relações Públicas, assim como os demais, tem que estar permanentemente se aperfeiçoando, inclusive em questões tecnológicas, visto que a comunicação social é uma das área que mais se utiliza das novas tecnologias. Realmente não vejo pontos negativos, e acredito que para muito o que é negativo, para mim é sim positivo, como por exemplo o desconhecimento da profissão. Para mim isto é um ponto super positivo, pois estamos acada dia construindo e valorizando mais e mais a nossa profissão, que na área da comunicação social é a mais organizada e que tem ganhado espaço, sendo valorizada no mercado.


3- Como vocês lidam com as diferentes gerações "os baby boomers" e geração Y, visto que vocês são de uma geração denominada X, uma geração mais tranquila em relação a Y, que é uma geração inquieta, com explosão de ideias, as vezes com muita pressa?
(Fernando Machado)

Acredito que nós relações públicas temos como uma das suas obrigações saber lidar com as diferenças, e ter a tranquilidade de saber "tirar" de cada um aquilo que tem de melhor, ou seja administrar o clima organizacional. Então, a nossa função é saber conciliar a explosão de ideias com a experiência e as suas vantagens de possuir grande valor agregado.


4- No ponto de vista de vocês, o estágio foi o mais importante para seu crescimento profissional?

Para mim o estágio foi de suma importância. na realidade os estágios que fiz foram me moldando, desenhando a minha vida profissional. Posso confessar que até mesmo prolonguei o período de minha formação universitária para aproveitar um pouco mais do estágio ao qual eu fazia. E isto foi realmente fundamental para o princípio da minha carreira profissional.


5- Gostaria de saber dos colegas de profissão se eles trabalham embasados em planejamento ou não, se eles mesmos elaboram e em caso positivo se estes são focados em RP, marketing ou como denominam dentro de cada empresa?
(Liliane)

Resposta Robson: Cara Liliane - nas instituições as quais eu trabalho eu mesmo formatei o planejamento em comunicação e marketing, em parceria com as demais áreas da empresa. Diretoria,Comercial, Financeira, Administrativa e Industrial.


6- Você acha que os trabalhos na agência experimental da Ulbra lhe ajudou nos estágios seguintes?

A Agência Experimental de Comunicação da Ulbra é um espaço quer te dá grandes possibilidades de aprendizagem, visto que tu tens que fazer de tudo. Do planejamento em comunicação as ações de ponta, permeando o jornalismo e a publicidade. Lembro que construíamos e realizavamos festivais, workshops, palestras, exposições, construíamos oplanejamento de comunicação de alguns cursos de graduação da própria Ulbra, entre outros. Isto me proporcionou uma rde de relacionamentos muito boa e me deu uma segurança para mercado, visto que ali eu tinha a chance de errar e o auxílio dos professores.


7- Qual a sua opinião sobre o mercado de trabalho no exterior?

Eu ainda não tive a experiência de atuar no exterior, mas acredito que um bom profissional, que procura se atualizar e buscar informações sobre o mercado onde irá atuar será bem visto onde estiver, pois as instituições precisam de nós.



8- Caso alguns dos painelistas tenha tido dúvida entre Jornalismo, PP e RP, porque acabou se decidindo pelas Relações Publicas?

Eu tive a sorte de acertar na minha escolha profissional. Tive a sorte de ter profissionais extremamente competentes ao meu lado na própria Ulbra e isto me deu uma segurança muito grande. Sempre tive a área criativa muito forte dentro de mim e isto conta muito não só para os publicitários e para os jornalistas, mas principalmente para os relações públicas.


9- Quais talentos o profissional de RP deve desenvolver para se destacar no mercado atual?

Posso dizer o que sempre primei em minha caminhada. Foco, aperfeiçoamento, humildade, agilidade de resposta, busca incessante por informações úteis e capacidade de relacionamento.


10- Tendo em vista o crecimento da classe C no Brasil oriunda da classe D na qual muitas estão tendo acesso pela primeira vez a novas tecnologias, qual o conselho para os futuros profissionais direcionar ações para esse público em potencial?
(Alexandre Hernandez)


Primeiramente tu tens que segmentar o teu público e verificar quais os principais ferramentas de comunicação que o teu público utiliza para se informar. A partir disso, tu tens que buscar se aproximar do teu segmento de público viabilizando canais de comunicação através destas ferramentas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário